×
Siga nós
11 Maio

O Que é TEF? Por Que Ela é Importante Para as Empresas?

Gestores de empresas com foco em comércio e varejo precisam conhecer a TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), solução que realiza transações financeiras no momento em que uma compra é paga com cartão de crédito ou débito. Embora seja uma ferramenta mais associada a grandes fluxos de vendas também pode ser utilizada com sucesso em companhias de menor porte.

O que é TEF?

Como supracitado a sigla TEF se refere à Transferência Eletrônica de Fundos e consiste num sistema que torna as operações de compra e venda por meio de cartões mais seguras e práticas. Na prática para usar uma solução de TEF é necessário instalar um software num computador e conectá-lo a uma maquininha de cartão chamada PinPad. Sempre que uma compra for realizada com a maquininha as informações dessa transação são armazenadas no software, automaticamente.

Essas informações são enviadas para uma central que é a responsável por autorizar o pagamento. As informações da transação são então alinhadas com o sistema de vendas da organização. Um dos diferenciais do PinPad em relação a outras maquininhas de cartões é aceitar várias bandeiras de crédito. Sendo assim mesmo que a sua empresa não tenha um fluxo intenso de vendas pode se beneficiar do fato de integrar várias bandeiras em um único equipamento.

Implementação de sistema TEF na sua empresa: Software e PinPad

Para quem se interessou em implantar na sua companhia o sistema TEF vou explicar melhor quais são as duas ferramentas fundamentais.

1 – Software de TEF

A operacionalidade do sistema TEF está ligado ao uso de um software específico que pode ser instalado no desktop, smartphone, tablet ou notebook. A função do programa é fazer o registro das informações de compras que tenham sido efetuadas com cartão. Esses dados (valores e forma de pagamento) ficam armazenados.

2 – PinPad

É a maquininha de cartão que possui integração com o software realizando a transferência de dados para o computador ou outro suporte.

Conheça os diferentes tipos de TEF

Abaixo vou apresentar os diferentes tipos de TEF, observe que a escolha da mais correta para o seu negócio depende da frequência de vendas.

TEF discada: Comunicação pela linha telefônica

Nessa modalidade a comunicação entre a organização que vende o serviço e a operadora de cartão acontece por uma linha telefônica. Dessa forma a cada transação realizada ocorre um acesso discado que é finalizado assim que a análise e aprovação da operação acontecem. Por ser um tipo de comunicação com ritmo mais lento é recomendado para empresas de menor porte que não têm uma demanda tão elevada de transações com cartão.

TEF dedicada: Comunicação por linhas VPN

Modelo de TEF mais interessante para as companhias que realizam um grande volume de transações financeiras com cartão. A comunicação é realizada por meio de linhas VPN (redes virtuais privadas) numa linha especial que conecta o empreendimento e as operadoras de cartões de crédito 24 horas por dia. O principal diferencial dessa TEF é realizar transações rapidamente, o tempo varia entre dois e cinco segundos.

TEF IP: Comunicação por VPN e protocolo IP

Assim como na TEF dedicada, a TEF IP, usa comunicação por VPN, porém, com a diferença de fazer isso por meio de protocolo IP. Basicamente, isso significa que as informações são enviadas pela internet de maneira que a autorização é obtida ainda mais rapidamente. Recomendado para as corporações que realizam um grande volume de transações com cartões de débito e/ou crédito.

Por que a TEF é importante para as empresas?

Certamente você já tem uma boa ideia de porque a TEF é interessante para tornar o dia a dia da sua organização mais prático, porém, vou explicar melhor a seguir.

1 – Mais segurança para a empresa e para o cliente

O sistema de pagamento com cartão oferece mais segurança e comodidade para quem vende e para quem compra. Dentre as possíveis formas de aceitar pagamento por cartão a TEF se destaca.

2 – Mais possibilidades de pagamento para seus clientes

Hoje em dia quase todo mundo prefere efetuar o pagamento de compras com cartões de débito ou crédito. Dessa forma é fundamental ter essa opção para oferecer aos seus clientes e como já mencionei a maquininha PinPad integra diversas bandeiras sem ser necessário ter várias maquininhas. Muitos clientes desistem de uma compra porque a empresa não aceita cartões.

3 – Controle financeiro efetivo

Os registros armazenados no software TEF permitem realizar um controle mais efetivo das vendas realizadas pelo seu empreendimento. Utilizar uma ferramenta eletrônica para esse controle é interessante porque elimina a possibilidade de erros de contabilidade que acontecem facilmente em conferências manuais de recibos.

4 – Nada de fraudes

A adoção de um sistema TEF, para companhias de todos os portes, elimina as possibilidades de fraudes e erros no registro de valores uma vez que essa inserção de valores é automática.

5 – Redução de custos com a maquininha

A maquininha PinPad concentra diferentes bandeiras no mesmo equipamento de maneira que diminui o custo do empreendedor, não precisa ter máquinas diferentes para poder aceitar todos os cartões.

Fonte: Marcus Marques

× Como posso te ajudar?