Sistema em nuvem é seguro? Saiba os principais benefícios

A internet é um território infinito e cheio de possibilidades, por isso mesmo, o sistema em nuvem ou Clound Computing são uma tendência crescente no mercado de tecnologia. E não se engane, não são somente as empresas de T.I que estão interessadas em desenvolver estas soluções, os negócios considerados inovadores como as startups têm investido mais tempo em armazenar dados compartilhados e assim otimizar os processos de criação em equipe.

Se você ainda não conhece ou confia em sistemas em nuvem, nesse artigo vamos esclarecer suas dúvidas sobre a segurança dos dados da sua empresa que ficam guardados nos servidores da rede. Mas, antes vamos te explicar como essa tecnologia funciona e como ela está inserida no seu dia a dia.

O que é um sistema em nuvem?

Provavelmente você conhece serviços web como o iCloud e o Google Drive. O que eles dois têm em comum é que são ferramentas disponibilizadas na nuvem, ou seja, na internet. É lá, que muitos dos seus arquivos ficam armazenados e podem ser compartilhados com outros usuários com a sua permissão. Assim, é possível que outros usuários criem, editem e sincronizem os arquivos simultaneamente.

Diferente dos sistemas desktop, onde todas as informações da sua empresa ficam concentradas em apenas uma máquina, com o armazenamento em nuvem você pode operar em escala e permanecer seguro dos problemas com o equipamento ou de danos com arquivos infectados.

Basicamente é assim que os sistemas em nuvem funcionam. E do mesmo modo que o Google protege suas informações, os servidores de Clound Computing utilizam de métodos como a criptografia para aumentar a segurança dos dados.

O que é a criptografia?

A criptografia é um método que, por meio de algoritmos complexos, impede a visualização das informações para um invasor. Ele só conseguirá acessar os dados se tiver uma chave de acesso.

Além disso, os dados são armazenados e replicados em diferentes servidores. Por exemplo, os documentos armazenados na nuvem são gravados em um Data Center. Esses arquivos são salvos por partes e cada uma delas está em um diretório e/ou servidor distinto.

Isso significa que, em caso de invasão ou qualquer outro imprevisto, apenas uma parte do documento será afetada. Mesmo assim, será impossível lê-la devido à criptografia.

Por sua vez, há a possibilidade de recuperar o documento por inteiro, já que cada uma das partes é guardada em mais de um diretório. Se um sofrer dano, o outro está inteiro e pode disponibilizar o que for necessário.

As empresas garantem essa segurança?

As empresas como a Fortes Tecnologia que fornecem sistemas em nuvem, também são responsáveis pela proteção de informações essenciais contra roubo, vazamento de dados e exclusão, seguindo regras de privacidade e segurança exigidas, inclusive as jurídicas, dos contratos a respeito dos serviços.

Como você pode ver, o armazenamento em nuvem foi desenvolvido por grandes empresas do mundo como o Google, Apple e Microsoft, com o objetivo de garantir a segurança dos dados dos seus usuários.

Para você ter uma ideia, segundo um artigo publicado pela Amazon, empresa referência em vender produtos para internet, a NASA possui dados confidenciais armazenados em nuvem.

A Amazon Web Services (AWS) é a plataforma de nuvem mais adotada e mais abrangente do mundo, oferecendo mais de 165 serviços completos de datacenters em todo o mundo. Inclusive, os sistemas em nuvem da Fortes Tecnologia utilizam servidores como esses.

Otimização e economia

Quando se fala em custo benefício, a computação em nuvem é uma alternativa que pode fazer a diferença do ponto de vista financeiro para os empreendedores. Se antes era preciso adquirir a licença de uso de determinado sistema, bem como servidores para fazer sua instalação, com a tecnologia em nuvem é preciso apenas pagar um valor mensal para quem oferece o sistema e ter aquilo que precisa à sua disposição imediatamente, já que a ferramenta é online.

Um dos diferenciais mais importantes da tecnologia em nuvem é a disponibilidade das informações ao usuário em tempo real. Você não precisa se preocupar em fazer atualizações, comprar novos softwares ou realizar outros investimentos diante do surgimento de uma nova tecnologia. Tudo fica sob responsabilidade de quem oferece a
solução.

Fonte: Fortes Tecnologia

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn