Tecnologia SaaS: como os novos modelos de negócio podem revolucionar a sua empresa

Você sabia que os novos modelos de negócio utilizam tecnologia SaaS para suas operações? Ela permite diversos modelos diferenciados de pagamento para inovar no mercado e automatização dos processos, além do cruzamento de dados gerando mais informações para tomada de decisão.

Essas soluções ainda facilitam o gerenciamento e organização de informações, oferecendo mais agilidade para as demandas da empresa. Quer entender melhor essa tecnologia e como você pode cobrar um valor justo de seus clientes e com um serviço focado em soluções. Então, acompanhe essa matéria e compreenda melhor como transformar o seu modelo de negócio e sair na frente dos concorrentes.

O que é a tecnologia SaaS?

A tecnologia SaaS significa “Software as a Service“. Ou seja, ao invés de comprar um software convencional e instalar na sua empresa, você contrata um serviço online que disponibiliza o software na nuvem. Sua função é disponibilizar o acesso a serviços, suporte e manutenção de software por meio do acesso online.

Uma empresa que fornece esse serviço se responsabiliza pela infraestrutura necessária para o software funcionar, como servidores, segurança,  disponibilidade técnica e atualizações frequentes.

Assim, em vez de pagar por uma licença para ter o software no computador da empresa (e se preocupar em adquirir as atualizações), a companhia contrata um serviço de SaaS para se preocupar apenas com as questões práticas do dia a dia. E a fornecedora se encarrega de manter o software funcionando “a todo vapor”.

A tecnologia SaaS fica hospedada em um servidor na nuvem, o que garante mais agilidade nas operações e segurança nos dados da companhia. O acesso é realizado online, mediante uso de login e senha.

Quais são os benefícios de utilizar essa tecnologia?

O SaaS oferece muitas vantagens para as companhias que utilizam esse serviço. Confira:

Mobilidade e flexibilidade

Uma solução SaaS permite que você acesse o livro-caixa da empresa ou as informações fiscais em outro estado ou país. Você consegue monitorar o trabalho da equipe e conferir se as entregas estão dentro do prazo, tudo de maneira online. Você não precisa mais estar fisicamente na companhia para verificar se as pessoas estão trabalhando normalmente.

Esse modelo de software também possibilita a atualização mais frequente de suas funcionalidades e informações. Assim, a empresa consegue se adequar mais rápido às mudanças da legislação, diminuindo os riscos de notificações e multas pelo Fisco.

Redução de custos

O modelo tradicional de software exigia grandes investimentos financeiros e uma preocupação constante sobre a próxima atualização que seria disponibilizada.

Com o SaaS a empresa consegue economizar, pois pode optar por pagar uma mensalidade ao fornecedor — que se encarrega de disponibilizar automaticamente todas as atualizações.

Segurança

As atualizações de um software as a service ocorrem com mais frequência e são feitas rapidamente. Assim, a equipe não precisa parar as atividades enquanto o trabalho é realizado.

Dessa maneira, todos têm acesso à mesma versão do software, o que garante mais eficiência da equipe. Além disso, a companhia tem uma segurança maior para os seus dados, pois eles são enviados para a nuvem e, ainda, a atualização diminui as chances de bugs na ferramenta.

Suporte técnico especializado

O gestor tem um contato maior com a fornecedora do serviço, pois o relacionamento pode ser feito online. Em casos de dúvidas, por exemplo, basta conversar com um técnico para ter um suporte eficiente. Por ser uma solução online, não é necessária a visita de um especialista para resolver qualquer problema, tudo pode ser feito remotamente.

Organização de processos e informações

Esse novo modelo de software facilita a integração das informações de uma companhia. Os dados de diversos setores podem ser armazenados no mesmo ambiente, o que facilita a gestão e organização dos processos.

Muitas atividades podem ser automatizadas, diminuindo os erros causados pelos trabalhos manuais. O gestor ainda consegue ter uma visão ampla do negócio, como o número de inadimplentes, histórico de ligações para cobrança e a necessidade de treinamento da equipe.

Também é possível gerar relatórios que auxiliam na tomada de decisões estratégicas para o crescimento do negócio.

Produtividade

Com a automação de tarefas burocráticas, como lançamento de notas, faturamento, pagamentos e baixas, os colaboradores conseguem se dedicar aos serviços mais especializados. Com isso, a companhia ganha em produtividade e qualidade do serviço, pois as pessoas têm mais tempo para pensar e planejar ações.

Como os serviços SaaS oportunizam novos modelos de negócio?

Os softwares do modelo SaaS fazem parte das novas tecnologias que estão dominando o mercado. O principal foco desse serviço não é a venda de inúmeras ferramentas, mas a disponibilização de uma solução eficiente e atualizada.

Por esse motivo, o SaaS integra os novos modelos de negócio do mercado. As companhias que utilizam esse tipo de serviço estão preocupadas com a entrega de qualidade ao cliente e a constante atualização de informações e ferramentas. Elas também estão mais orientadas ao trabalho que precisa ser feito, independentemente da hora e do lugar.

Como assim? Um software as a service pode ser acessado de qualquer lugar com acesso à internet, certo? Então, um colaborador que está em uma viagem de negócios pode realizar seu trabalho burocrático nos intervalos das reuniões.

Sendo diferente do modelo tradicional de software, que permite a instalação da ferramenta em um número específico de computadores (que geralmente ficam na sede da empresa). Dessa maneira, a organização consegue focar no atendimento especializado ao cliente, na criação de processos e na automação de tarefas burocráticas.

Por isso, os negócios que acompanham as tendências do mercado e precisam focar no atendimento ao cliente já partiram para esse modelo de tecnologia. Ela permite uma estrutura mais dinâmica de negócio, com agilidade e segurança para os dados que são armazenados na nuvem.

Quais são os novos modelos de negócio que utilizam soluções SaaS?

As empresas mais modernas já utilizam tecnologia de ponta para oferecer um serviço de qualidade ao cliente. Elas sabem que as pessoas estão cada vez mais conectadas e com menos tempo para esperar por uma resposta, por isso, investem em soluções online.

Veja alguns exemplos:

  • Google Drive;
  • Dropbox e o compartilhamento de informações na nuvem;
  • Trello, um gerenciador de tarefas online;
  • Netflix, disponibiliza serviço de transmissão online de filmes e séries para usuários conectados à internet em todo o mundo;
  • Paypal, uma plataforma online de pagamentos que dá segurança para clientes e vendedores.

Percebeu como os novos modelos de negócio utilizam soluções SaaS? Eles conseguem ser inovadores, oportunizando experiências diferenciadas aos clientes.

Fonte: Fortes Tecnologia

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn