Fique por dentro das notícias mais importantes

Ao clicar no botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso
Assinar

Receita Federal Anuncia Novo Modelo de CNPJ Alfanumérico

A Receita Federal estuda a adoção de um novo modelo de CNPJ, que incluirá letras e números, com o objetivo de modernizar e ampliar o sistema de registros empresariais no Brasil.
Receita Federal Anuncia Novo Modelo de CNPJ Alfanumérico Receita Federal Anuncia Novo Modelo de CNPJ Alfanumérico
Receita Federal Anuncia Novo Modelo de CNPJ Alfanumérico

Em resposta ao aumento da necessidade por novos números de CNPJ, a Receita Federal publicou no Diário Oficial da União de 16 de outubro de 2024 a Instrução Normativa RFB nº 2.229/2024, que altera o formato do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), o qual passará a incorporar letras e números (Alfanumérico). A mudança será realizada de forma gradual e está prevista para entrar em vigor em julho de 2026.

O novo número de identificação continuará com 14 posições. As oito primeiras formarão a raiz do CNPJ, agora compostas por uma combinação de caracteres alfanuméricos (letras e números). As quatro posições seguintes representarão a ordem do estabelecimento, também utilizando esse novo padrão. Já os dois últimos dígitos, que correspondem aos dígitos verificadores, permanecerão numéricos.

A Receita Federal enfatiza que os CNPJs já existentes não serão afetados por essa atualização. Os números atuais continuarão válidos, e não haverá alteração nos dígitos verificadores dessas inscrições.

Embora a rotina de cálculo dos dígitos verificadores (DV) sofra uma adaptação técnica, o método de cálculo pelo módulo 11 será mantido. A principal diferença será o uso do valor decimal equivalente ao caractere alfanumérico, conforme a tabela ASCII, subtraído de 48. Por exemplo: A=17, B=18, C=19, e assim por diante.

A adoção do novo CNPJ alfanumérico tem como objetivo garantir a continuidade das políticas públicas de registro empresarial e assegurar a disponibilidade de combinações válidas de identificação, sem gerar impactos significativos para a sociedade.

Para mais informações, acesse a página oficial do projeto no site da Receita Federal.

Fique por dentro das notícias mais importantes

Ao clicar no botão Inscrever-se, você confirma que leu e concorda com nossa Política de Privacidade e Termos de Uso